quinta-feira, 8 de julho de 2010

Geraldo Pino - Heavy Heavy Heavy (2005)


*Fios, para a estreia de minhas postagens aqui, resolvi repostar esse disco (já postado na Cozinha da Vovó Conga).

Poucos já ouviram falar de Geraldo Pino, mas ele é, juntamente com James Brown, uma das principais influências de Fela Kuti. Nascido em Serra Leoa, mudou-se para a Nigéria, onde fez carreira e se tornou muito popular em toda a África no início dos anos 70. Seu estilo é o que pode-se chamar de afro funk e, na opinião da vovó, é um dos melhores! Vejam o que Fela disse sobre ele:


"Eles (Geraldo Pino e sua banda, The Heartbeats) eram ótimos, eu tenho que ser franco com vocês. Eles copiaram James Brown em cada nota e no estilo como um todo. E eles tinham equipamento... antes de eles virem para meu país, as bandas usavam somente um microfone. Mas eles chegaram com cinco microfones e o som, é deep, vocês sabem. Ninguém mais queria ouvir nada além dos Heartbeats... eles deixaram qualquer um outro fora do mercado."

Vovó até concorda que Geraldo Pino & The Heartbeats faziam um som mais ocidentalizado que o de Fela Kuti, mas as raízes africanas estavam lá, vivas. Ouvindo o set percussivo, percebe-se isso. Mesmo o discurso já era algo bem africanizado. Canções como Africans Must Unite, Shake Hands, Power To The People e Born To Be Free já antecipavam temas que seriam muito explorados por Kuti. Outra caraterística marcante em suas músicas, o que acaba diferenciando-o também de James Brown, é a prensença constante de um teclado com timbre bem específico. É bem legal!
O disco em questão, Heavy Heavy Heavy, é uma coletênea com gravações de Geraldo Pino & The Heartbeats dos anos 60 e início dos 70. Bem, mizunfios, por hoje é isso mesmo. Proveitem!


Tracklist:
01- Heavy Heavy Heavy
02- Let Them Talk
03- Africans Must Unite
04- Shake Hands
05- Power To The People
06- Let's Have A Party
07- Born To Be Free
08- Man Pass Man, Iron De Cut Iron
09- Right In The Centre
10- On The Spot
11- Black Woman Experience
12- Afro Soco Soul (Live)

Download

2 comentários:

Tiê disse...

maravilha, vovó. um dos melhores posts do gerardo pela blogosferândia brasileira.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.