quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

[Especial Rec Beat] Cabezas de Cera - Fractal Sónico 95-05 (2005)

(Foto de Caroline Bittencourt, diretamente do Flickr do festival)

E o Rec Beat completou quinze anos. Devo acompanhar mais ou menos há 5, 6, esse que na minha opinião é o melhor festival de Recife. Não por ser gratuito, nem por ter um aspecto revolucionário, aparentemente subvertendo a regra do carnaval do estado. É bem verdade que Recife tornou-se sinônimo de multiculturalidade em fevereiro graças a esse evento, antes realizado na rua da moeda, e há alguns anos integrante do circuito da prefeitura, com a batute de Pólo Mangue, mas o que me faz esperar o ano inteiro pra estar à margem do Capibaribe observando os shows é a certeza de que terei gratas surpresas. Muitos dos discos que já postei por aqui, conheci vendo de perto no carnaval e tenho certeza que muitas bandas ganharam reconhecimento quando subiram naquele palco.
Gutie e sua equipe sabem de verdade garimpar as atrações dessa festa e nos concedem uma gama de estilos e influências enorme, passeando todo o mapa do Brasil e emergindo as fronteiras, trazendo bandas de diversos lugares do mundo. Pra se ter ideia, ssse ano, numa mesma noite tivemos o Bluseiro americano Magic Slim e a Beyónce Paraense [sic] Gabi Amarantos, do Pará. Dividos por duas horas do mesmo espaço. E os dois contagiaram, cada um a sua forma, um público já acostumado com essa pluralidade. Um público que convive com isso o dia inteiro, seja na internet ou nas ruas, mas talvez antes não percebesse que essas duas figuras poderiam pertecem ao mesmo evento. Foda.
E agora eu convido todos os membros desse blog, e por conseguinte os leitores, a dividirem suas impressões e preferências, sempre com um link às mãos. Vamo simbora, meu povo!

Pra começar, vou disponibilizar um disco de uma banda que eu não vi. Pode parecer até ironia, mas simplesmente não sei aonde estava quando a Cabezas de Cera tocou antes do Original Olinda Style. Me perdi na folia e só me achei quando Trummer comandava a festa... Já tinha ouvido alguma coisa na internet e tinha gostado. Mas graças a nossos companheiros blogueiros e ao Google, achei toda a discografia dos caras e posso sacar o som da banda que deve ter feito um show foda na noite de Terça.
Mexicanos, os três integrantes, Mauricio
Sotelo (guitarra de 12 cordas, violão, stick grid, grand stick e tricórdio), Paco Sotelo (eletrônica e acústica) e Ramses Luna (voz, saxofone alto e soprano, zurna turca, flauta, wind midi e
clarinete) misturam o folclore mexicano com pitadas generosas de rock e música eletrônica, prevalecendo a ambiência e o clima criado. Cordas e sopros são sobrepostos por programações eletrônicas resultando numa sonoridade nova, sem rótulos. A cara do Rec Beat e da música que se faz hoje no mundo.

(Para fazer o download, clique na capa)
  1. Las Glorias de Baco
  2. Diurex
  3. Novilunio
  4. Mero Trámite
  5. Gocxilla
  6. Encantador de Serpientes
  7. In Statu
  8. Mil noches
  9. Mutación
  10. Nocturno Incandecente
  11. Cazador de Ballenas
  12. Indomable (live)Fractal Sónico

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelo disco,fui pro show e foi do caralho!!

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.