quinta-feira, 10 de maio de 2012

Noriel Vilela - 1968 - Eis o Ôme


01 - Promessado
02 - Saravando Xangô
03 - Só O Ôme
04 - Meu Caboclo Não Deixa
05 - Pra Iemanjá Levar
06 - Samba Das Águas
07 - Eu Tá Vendo No Copo
08 - Acredito Sim


(como de costume, link do album na capa)

09 - Peço Licença
10 - Cacundê, Cacundá
11 - Acocha Malungo
12 - Saudosa Bahia
13 - Je Suis La Maria
14 - O Gira
15 - 16 Toneladas
16 - Todo Enrolado


"Noriel Vilela fez carreira como integrante do grupo vocal de samba Cantores de Ébano, que teve relativo sucesso nos anos 1950. Vilela também lançou o álbum-solo Eis o Ôme em 1968. Por essa época, Vilela morreu repentinamente e o Cantores de Ébano se desfez por algum tempo, até que se encontrasse um substituto à altura para o cantor.
A voz do cantor é um baixo profundo com uma dicção única no samba. Seu segundo álbum Eis o Ôme é uma sucessão de faixas de sambalanço com forte tempero afro, não apenas na sonoridade, como também na temática, voltada para a umbanda.
Um dos grandes sucessos de Vilela foi a canção “Dezesseis Toneladas”, uma versão para o português de um clássico norte-americano do pop-country-folk dos anos 1940, “Sixteen Tons”, de Ernie Ford e Merle Travis. A banda paulista Funk Como Le Gusta regravou a versão de Vilela, tentando até mesmo reproduzir sua voz grave, no álbum Roda de Funk.
Vilela goza atualmente de um revival cult entre os admiradores do sambalanço e seu nome é facilmente encontrável nas redes de compartilhamento de arquivos da internet."

release bacana que encontrei lá pelo Fonograma. tá bem a cara do que é a figura acima. tava até precisando me informar melhor sobre esse rapaz que faz um samba de pegada afro das mais autênticas. como dito, em tema e ritmo.
Boa sambada proêis!

Pra degustaçao, a melhor e mais elegante: Saudosa Bahia!

Nenhum comentário: