domingo, 24 de julho de 2011

Frente Cumbiero - 2010 - Frente Cumbiero meets Mad Professor

01 - ChucuSteady
02 - Bestiales 77
03 - Ariwacumbé
04 - La Bocachico
05 - Gaita del Profesor Loco
06 - CumbiEtiope
07 - Analógica



08 - ChucuSteady DUB
09 - Bestiales 77 DUB
10 - Ariwacumbé DUB
11 - La Bocachico DUB
12 - CumbiEtiope DUB
13 - Analógica DUB
14 - Ariwacumbé ShaunVox DUB (Bonus Track)


Os tropicalismos de bogotá se cruzam ao dub e a esperteza do mestre professor

Um disco singular na mistureba dub com la cumbia. ambos os ritmos tem surgência na america lat(r)ina, das latrinas de (em) decomposição subdesenvolvida mais produtivas e surpreendentes da cultura globalizada. que inté é bem escutada e estudada em quintais metropolitanos centrais.
Começa-se com uma cumbia nunca esperada, tem o advento da participação do Madprofessor, figura (como tantas) que teima em tirar os pés do Dub da música jamaicana. cumbia de metais mundializados que tira boas lascas de parafernalhas analógicas. quanto ao Frente Cumbiero, é a primeira vez que me deparo ao som. é uma banda colombiana bem aparelhada e engenhosa em transformar as latinidades,como cumbia, em belos sons transespaciais e dançantes. a junção com as habilidades de Mad Professor estão aí, bem proveitosas a uns dois cliques, o portal é o link da capa...
subida a ladeira da cumbia vem uma rolagem suave por 7 versões Dubs das cumbias apresentadas com exceçao da "Gaita Del Profesor Loco"

Esclarecimentos dos próprios a respeito da empreitada do disco aqui posto:

" A mediados del 2009 el FRENTE CUMBIERO invitó a Bogotá al legendario productor de dub Mad Professor, como parte del proyecto Incubator del British Council, con el objetivo de realizar un encuentro sonoro entre la cumbia y el dub. Durante 3 días y bajo la orientación de Mad Professor y su hijo Joe Ariwa, se grabaron en los estudios de la Facultad de Artes de la Universidad Javeriana varios temas para ser tratados bajo la estética del dub. Además de grabar composiciones originales del FRENTE, parte importante del proyecto buscaba reunir a músicos claves de la escena bogotana a improvisar y crear juntos en estudio....." (o resto ta lá no Bandcamp deles)



*peço desculpas pelo intervalo gigante nas postagens. são pressões da ilha acadêmica da fantasia e a ausencia de internet em minha residencia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hola!

El link esta caido, podria resubirse,

Saludos desde México..