sábado, 1 de janeiro de 2011

Burro Morto - 2011 - Baptista Virou Máquina

01 - O céu acima do porto
02 - Transistor Riddim
03 - Tocandira
04 - Baptista, o Maquinista
05 - Volks Velho



06 - Foda do Futuro
07 - KalaKuta
08 - Cataclisma
09 - Volte Amor
10 - Luz Vermelha

myspace


Eis aqui uma ponta da dobradinha. o lançamento ainda nao se efetivou, mas virá com o DVD do filme "Baptista Virou Máquina" e a devida procedência da arte gráfica absurda de Shiko. aconselho plenamente a aquisição do pacote físico.

O disco vem bem mais experimental que o varadouro, muito que devidamente a complexidade e mecânica que o filme exigia, sem também limitar-se exclusivamente a estes pilares.

Há participação de Fernando Catatau em "Cataclisma", na segunda faixa sente-se a trilha pra atravessar as cortinas provocativas de um autentico cabaré do varadouro, "volk velho" funcionado como faixa de transição e respiração, "Foda do Futuro" ja havia sido apresentada na coletânea do Bloody Pop, "kalakuta" foi selecionada pra integrar o encontro muscial no programa Compacto, entre Curumin e Leo Marinho. chegando em "Luz Vermelha", musica comum nos fins de shows da banda, a sensação é de uma despedida truculenta.

Haley para o Bloddy pop:

"O disco começa de uma forma mais “dura” (melodicamente e ritmicamente falando), que é como o personagem encara a vida e como é o ambiente em sua volta, e vai se transformando conforme Baptista vai experimentando sensações antes não conhecidas. Todas as músicas foram baseadas no personagem que trabalha ficticiamente há 50 anos sem parar e que vive no futuro de um país de terceiro mundo, onde a repetição o torna um ser que não questiona. Até que a rotina é quebrada. As músicas estão seguindo todas as influencias que gostamos como funk, afrobeat, rock psicodélico, jazz, música brasileira, entre outras, mas tudo entrelaçado no conceito idealizado. O disco possibilitou usar novos instrumentos como baterias eletrônicas e recortes de músicas para formar uma composição vibrante. A música que Fernando Catatau participa, por exemplo, mostra como a costura dos recortes ficaram bem amarradas."

O lugar dessa coisa toda, desse som e dessa contrução filme/trilha/album é a joao pessoa das festas de dona neves e dos puteiros de terrenos colinosos em beira de Sanhauá, por essas imediações com experimentalismos, musica instrumental, progressivo, teclados lo-fi, groove, afrobeat e deep funk se produz o groove cristalino dos terrenos de litoral dessa parahyba norte.

enrolação instigativa feita. podem ir com sede ao pote...

Entrevista, conversa e "Kalakuta" no Compacto.