quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ikebe Shakedown - Hard Steppin' (2009)


(Para fazer o download, clique na capa)

Myspace

Diretamente do Brooklin, assim como a Antibalas, Ikebe Shakedown é também mais uma banda branca de alma negra dessa região. Sintético, esse disquinho me fez encontrar o resumo perfeito do que passa por minha alma musical nesses dois últimos anos. Vai direto ao ponto, podendo ser entregue como "entrada" para qualquer um que deseja apreciar as benesses da música africana.

Está tudo aí: Os metais quentes e pesados que remetem à Budos Band, o baixo que passeia do funk preciso, à lá The Apples a uma levada dubeada deliciosa no começo de No Answer, a guitarra com licks simples e certeiros, como no começo de hard steppin' (lembra muito o riff de Leo Marinho na nova Kalakuta, de Burro Morto, assim como de outros afrobeaters das seis cordas, desde os tempos de Fela). Em outras músicas, Robin Schmidt vai para o lado mais jazzy, quase sempre usando só reverb e comp, em detrimento do wha (menos em The Prisioner), phaser dentre outros efeitos comuns nas abordagens mais modernas da guitarra africana. Exemplificando com uma postagem recente do blog, Schimdt é bem mais "clean" que Ian McDonald da Monophonics, outro ótimo afrofunkyjazzeiro. A percussa cumpre seu papel, com conga e batera se completando perfeitamente.
Resumindo: Hard Steppin', além de "didático", é um disco pra procurar as influências. Parando em cada música, que possuem atmosferas distintas, você vai encontrar sensações parecidas com as já vivenciadas ouvindo Budos, Menahan, El Michels Affair, Antibalas, Orgone, Daktaris, dentre outros discos desse blog, que, pode ter certeza, esses caras ouviram. E souberam transformar num ótimo trabalho.

Dessa vez digo o contrário. Se você é antigo frequentador desse blog, recomende! É a chance dos seus bródis escutarem um pouco do que vocês vem ouvindo com a gente.

Siga as figuras no twitter: @IkebeShakedown

Tracklist:

1 - Hard Steppin'
2 - The Prisoner
3 - No Answer
4 - Afro Fred
5 - Up In The Trees


3 comentários:

Tiê disse...

boooa, meu garoto. essa nem eu conhecia. hehe

pedro queiroz disse...

valeu, túlio!

lucas disse...

Po galera, muito bom o blog. Curto muitos dos sons que tem por aqui e muitos outros travei conhecimento através do blog. Tb tenho um blog que que inicie há pouco tempo, vou linkar vcs lá. Se puderem dêem uma sacada dps. http://marofabeats.blogspot.com

Abraços e continuem com o belíssimo trabalho.