sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ali Farka Toure & Toumani Diabate - 2010 - Ali & Toumani

01 - Ruby
02 - Sabu Yerkoy
03 - Be Mankan
04 - Doudou
05 - Warbé
06 - Samba Geladio



07 - Sina Mory
08 - 56
09 - Fantasy
10 - Machengoidi
11 - Kala Djula


myspace - Toumani Diabaté
myspace - Ali Farka Touré





Toumani Diabate é de Mali, pais da costa oeste africana ali nas proximidades e imediações de ghana, togo e nigéria. um região de grandes montes de gente diversidade étnica e cultural. ele põe a Kora, instrumento um tanto equivalente a harpa européia, em contato com o mundo via festivais de jazz, world music mostrando aos públicos e músicos, através de sua criatividade e desenvoltura, que a kora pode peitar com outros qualqueres instrumentos de notoriedade. vai que o instrumento foi legitimamente copiado e cravado como típico instrumento de orquestra ocidental sabe lá...



Ali Farka Touré era, até 2006, conterraneo de Toumani. um pouco mais rodado da vida e na musica, nasceu em 1939. tem grande habilidade com instrumentos cordas de derivações violonísticas. ele tem a habilidade de com cada sutileza de acorde sair ativando as regiões neurais, num gráfico de ondulações sutis. Ali Farka Sempre se dedicou muito a agricultura. a musica sempre foi e voltou em belíssimas raridades, uma delas é uma parceria com o produtor e guitarrista americano Ry Coder. É notável a musica de Ali Farka como um ponto de intersecção da tradicional música de Mali e o blues.

*Ele foi classificado como o número 76 na lista 100 Greatest Guitarists of All Time (100 Melhores Guitarristas de Sempre) da Rolling Stone.

Juntamentes a singeleza da musica de ali farka touré e toumani trás p(l)anos sinuosos transcendentais. uma musica que segue a cadência de uma brisa leve. típica de ocidentalidades costeiras africanas, mas ao mesmo tempo exala uma tranquilidade campestre. a troca de energias e sinergias entre essa harpa dívina e a viola de ali farka fará anestésiados uvidos e seres.

O que de fato eles fazem é adaptar canções tradicionais e ritmos em linguas locais a partir de uma enorme riqueza cultural de Mali.

"Ruby" é uma música bem bacana para se ir adequando a frenquência de sono.

Musician List:

Ali Farka Touré - Guitar (& vocals 2, 7)
Toumani Diabaté - Kora

Orlando ‘Cachaíto’ Lopez - Bass (1, 2, 5, 6 & 11)

Vieux Farka Touré - Congas (2, 5 & 11), backing vocals (2)
Souleye Kane - Backing vocals (2)
Ali Magasa - Backing vocals (2)
Tim Keiper - Percussion (5 & 11)

2 comentários:

Matteo Ciacchi disse...

mermão, galera africana do mais alto nível

essa é pra sair daquele velho círculo Fela Kuti e Tony Allen

valeu!

thd disse...

Foda Tie!
Agradecido!