segunda-feira, 12 de julho de 2010

Matteo Ciacchi And His Talking Penguins (2007/8)

"Um dos efeitos da popularização da internet e do avanço das tecnologias de som é a democratização da produção da música. Antes uma banda se reunia pra tocar numa garagem e gravava numa fita com qualidade péssima de som. Hoje em dia, com um microfone de computador, um programa de edição e um pouco de criatividade e paciência, resultados muito mais refinados podem ser conseguidos no conforto de um quarto.

Nessa onda, aparece Matteo Ciacchi. Ítalo-brasileiro residente de João Pessoa, com noções rudimentares de música e muito tempo livre. Com a ajuda do Audacity e muita paciência, criou camadas de música gravadas uma por uma, em vários takes, combinadas e entrelaçadas, brincando com as ondas de som até que o objeto que produziu o som pela primeira vez se torne irreconhecível – de violões soando como trombetas a flautas doces soando como theremins. Pura experimentação, trial and error, é a alma do projeto, batizado de Matteo Ciacchi & His Talking Penguins pelo único e simples motivo de que soava estranho. Como, aliás, todo o resto.

Como o título de seu EP mais recente indica, esses três pequenos registros sonoros, mal-acabados e intrigantes, são mais uma das conseqüências da inclusão digital. Baixem e divirtam-se.”
texto do próprio matteo
last.fm

(não baixem se tiverem medinho de musica chiada e rudimentar)

o link pra os tres eps está nessa beleza de foto (Um; Last Shadow Dolls e Inclusão Digital)

Um comentário:

Ricardo Arruda disse...

Poo, massa geral! Eu recomendo!

cheguei a conhecer o bixo
aosheaosheaosehoas