domingo, 16 de maio de 2010

Brothers On The Slide - The Story Of UK Funk (1969-1975)

01 - Cymande - Brothers on the Slide
02 - The Equals - Funky like a Train (Jeff Young Re-Edit)
03 - Labi Siffre - The Vulture
04 - Carol Grimes - Uphill Peace of Mind
05 - Kokomo - I Can Understand It
06 - Jabba - Super Bad
07 - Gonzalez - No Way
08 - Rita Wright - Touch Me, Take Me
09 - Joe Cocker - Woman to Woman



10 - FBI - FBI
11 - Madeline Bell - Comin' Atcha

12 - Linda Lewis - Sideway Shuffle
13 - Average White Band - Person to Person
14 - The Funkees - Ole

15 - Matata - Wanna Do My Thing
16 - Black Velvet - African Velvet

17 - Doris Troy - Stretchin' Out

18 - Brian Auger & Oblivion Express - Inner City Blues


Uma coletânia de funk sensacional. representa a cena do reino unido de 69 a 75. No geral gente desconhecida, gente do reino unido e gente imigrante das recentes ex-colônias britânicas... mas perolas e perolas como Brothers On The Slide - Cymande, uphill peace of mind - carol grimes, african velvet - black velvet, a funk fritation funky like a train - the equals, e o afro funk da nigeriana The Funkees fazem desta coletânea umas das mais diversas de funk e mostra raridades a nível do material de ska que a trojan desenterra. Cymande e Carol Grimes certamente terão posts futuros por acá. A Cymande dispença comentários, não é a toa que uma das melhores musicas entrou nessa coletânea e deu nome a ela. é uma banda que envolve diversas afroências em uma musica bem rústica e tem uma sonoridade fora de serie. Já Carol Grimes... vem do folk rock psicodélico britânico e no aproximar de 75 lança um material que tento achar já faz é tempo. a voz dela, numa comparação grosseira, pode parecer grace slick, do jefferson airplane, cantando um funk/soul cheio dos balanço.

Por enquanto, deixo amostras de carol Grimes e Cymande:





de bonus o primeiro disco do the funkees:

01 - point of no return
02 - abraka

03 - ole




04 - dancing in the nude

05 - life

06 - i can't be satisfied

groovecollector

e parte de uma resenha do blog a camarilha dos quatro:

"Formado por Mohammed Ahidjo (vocal), Jake Sollo (guitarra, órgão e pianola), Harry Mosco (guitarra), Danny Heibs (baixo), Chyke Madu (bateria), Sonny Akpabio (congas) e Roli Paterson (bongôs), The Funkees é um daqueles grupos africanos que, como o BLO, apostou no afrobeat com uma pegada mais roqueira que jazzística, configurando um estilo hoje chamado preconceituosamente de afro-rock (como se o aspecto geográfico pudesse denotar traços estéticos… logo nos dias de hoje!…) Fundado originariamente como uma banda de exército e, em 1972, radicados em Londres, o Funkees lançou apenas dois discos. Mas, a exemplo do já citado BLO, desenvolveu nesse curto espaço de tempo uma linguagem híbrida, aliando gêneros como o afrobeat, o rock, o calipso e outros ritmos, mas ao mesmo tempo irredutível a eles. “Point of no return”, faixa homônima ao primeiro álbum do grupo, é o exemplo perfeito de como esta combinação, capitaneada pelo legendário produtor serroleonês (sic) Akie Deen, pode surtir um efeito mais que surpreendente. O início da faixa já deixa a orelha em pé: um combo de bateria e percussão, recortado num andamento mais próximo do afrobeat e pontuado por um riff naquela tradicional guitarra anglo-saxã. Mohammed Ahidjo entra com um vocal vigoroso, no melhor (ou pior, depende…) estilo Ian Gillan, quando ocorre a virada para uma harmonia menor e a faixa é tomada por solos de guitarra e muita percussão até o final. A música do Funkees é digna do mais atento interesse, e não somente porque é um rock interpretado à maneira nigeriana."

"Nice afro-funky organ, guitar and bass lines makes this one a must have!!! this lp contains the great instrumental track: "abraka". it was produced and recorded in Nigeria. Same album as the french pressing with a T-shirt on the cover on "Soul poster."

Um comentário:

T.h.d disse...

Irado man. Mandou benzasso!
Gracias