Madeleine foi uma das primeiras cantoras de Jazz que me atrevi a ouvir e apreciar realmente com cuidado, baixando a discografia e degustando dia-a-dia cada música de seus primeiros 3 discos. Por coincidência, durante esse período (mais ou menos em 2007) ela apareceu por aqui pelo Brasil, fez alguns shows e concedeu uma entrevista a Jô Soares, onde nosso gordinho cai em amores por ela, que, ocasionando até uma situação constrangedora oferece um semblante blasé e uma cara da paisagem durante os dois blocos da entrevista. São incontáveis as vezes que Jô, sem saber o que falar repete: "Escuto você sempre no meu carro, sua música é a trilha sonora das minhas viagens!", ganhando em troca um sorriso amarelo e discreto. Como uma diva deve realmente proceder.
E ela é. Nascida na Geórgia, filha de uma ator que, em suas palavras "ouvia música o tempo todo" e de uma mãe professora de Francês, a qual pegava o Ukulele e aprendeu a tocá-lo sozinha, Peyroux também viveu nos Estados Unidos e na França e levou essa vivência para a sua música.
Seus 3 primeiros álbuns possuem, em sua maioria releituras de clássicos do Jazz e do Blues além de canções de compositores como Gainsbourg, Tom Waits, Bob Dylan, dentre outros. Sua voz marcante é acompanhado por Piano, Baixo, Bateria, Guitarra, metais e seu violão, que lhe vem a tira colo em boa parte das apresentações.
No último disco, Bare Bones de 2009, Madeleine resolveu apostar de vez no que parecia temer: apresentar canções próprias. Os quase 15 anos desde o primeiro disco talvez permitiram esse amadurecimento e essa coragem, já que poucas vezes se vê cantoras de Jazz que compõe o que cantam. O julgamento da qualidade desse trabalho eu deixo pra vocês, já que, como já viram, vai ser difícil não ser parcial avaliando essa mulher. hehehe!
Grande Abraço a todos. Tava com saudades disso aqui.
Uma prévia do que vocês vão encontrar:
(Para Fazer os Downloads, clique nas capas)
Bare Bones (2009)
5 comentários:
Otimo post man, to escutando o primeiro video. Curti.
Baixarei em breve.
Valeu.
puts, todos os discos ja eram....
não rola re-upar?
O Blog é incrivél!!!!
Cara, podia rolar mesmo! Eu ouvi e realmente é muito bom!
posta de novo please
estou aqui de novo passeado e escutado a voz maravilhosa MADELEINE PEYROUX,postei no meu blog,como sua fonte . parabéns volto logo
Postar um comentário