sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bicicletada Recife completa 3 anos lutando por uma cidade para as pessoas e menos motorizada!!!

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por Ilana Costa (integrante do movimento Bicicletada)

É com a proposta de divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano, que a Bicicletada vem ganhando às ruas todas as ultimas sextas-feiras do mês. E em fevereiro a Bicicletada Recife completa 3 anos de luta por uma mobilidade urbana mais humana e democrática. Muitas conquistas e muitos desafios ainda virão, mas na verdade cada vez mais pessoas defendem o uso da bicicleta.

Em fevereiro de 2009, admiradores da bicicleta se reuniram para ouvir as palavras de um jovem cicloativista capixaba, vindo do Fórum Social Mundial - ocorrido em Belém. Ele estava presente para falar de uma tal de Bicicletada, um movimento diferente do que a grande maioria das pessoas consigam entender a 1ª vista: um protesto? Uma celebração? Tudo isso? Nada disso?

A 1ª Bicicletada foi caótica, mas um caos em busca de organização. Até hoje, as pessoas tem dificuldade de tentar entender, mas como tudo muda, a cidade muda, as pessoas mudam, a Bicicletada está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, promovendo a bicicleta, contestando a cidade excludente e poluída e celebrando a cidade que as pessoas querem!!!

A MASSA CRÍTICA

Massa Crítica (do inglês Critical Mass) ou Bicicletada é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, onde ciclistas, skatistas,patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas. A Massa Crítica difere de muitos movimentos sociais por sua estrutura horizontal e pela ausência de hierarquia. Uma idéia que define bem o movimento e que é muito usada é a de uma “coincidência organizada”, sem líderes e sem organizadores. A Massa Crítica é simplesmente um grupo que se encontra mensalmente para aproveitar o prazer e segurança de andar pela cidade em grupo. A frase “não estamos atrapalhando o trânsito, nós somos o trânsito” expressa bem sua filosofia.

Muitas Massas Críticas têm se tornado cada vez mais criativas, como a Massa Crítica da cidade de São Paulo: já há alguns anos, é visível e crescente a tendência de utilizar bom humor e ações mais duradouras para conquistar os motoristas em vez de confrontá-los, mostrando que a bicicleta é um meio de transporte viável, rápido, saudável e prazeroso, além de passar a mensagem de que os ciclistas têm direito a seu espaço nas ruas. Essa nova postura tem mais receptividade com os motorizados e se torna mais interessante à mídia não especializada, resultando em uma exposição maior do movimento e principalmente da ideia da bicicleta como meio de transporte. Em setembro de 2006, a Bicicletada paulistana promoveu, junto com outros movimentos e entidades, várias atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carros, como o Desafio Intermodal e a Vaga Viva. As iniciativas se repetiram no ano seguinte e continuaram acontecendo nos anos subsequentes. O maior mote da Massa Crítica é “um carro a menos”, usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades.

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