quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fela Kuti - Na Poi (1971)

Já que Tiê postou Open & Close, resolvi postar este que, juntamente com o primeiro, são o melhores discos de Fela Kuti. Aliás, na minha humilde opinião, este está um tiquinho à frente... ah, difícil demais decidir. Escutem e tirem suas próprias conclusões!


Antes de postar Open & Close, vovó pensava que o passo seguinte e natural seria a postagem de um disco de outro artista*. Mas eu entrei numa de ouvir Fela Kuti e não parei mais. É assim, o hôme contamina os ouvidos da gente. E o cérebro também! Daí você quer aprender mais sobre ele, sobre a Nigéria, sobre a África... e descobre um punhado de coisa que remete a história do nosso próprio país. A influência que tem o yoruba no português falado aqui no Brasil, por exemplo. Axé, acarajé, candomblé, moleque, bunda, todas são palavras oriundas daquela região, do yoruba e também de outras línguas faladas na costa oeste da África. Além disso, Fela Kuti fez-me compreender um pouco mais da realidade daquele continente esquecido por muitos. A pouco eu não sabia nem mesmo quem era Obasanjo**... e duvido que muitos o saibam. Taí uma coisa pra se pensar: quantos de vocês já se irritaram ao saber que os americanos do norte acham que Buenos Aires é a capital do Brasil e que nós falamos espanhol? Pois agora respondam: qual a capital da Nigéria? Que língua é falada lá?.. Perdoados, porém a véia aqui aconselha aos mizunfios que estudem sobre isso. Já pensaram se vocês vão algum dia trabalhar em Abuja (capital da Nigéria)? O país é rico em petróleo e tem também um setor de mineração forte. Basta falar inglês e seria também interessante que se falasse, yoruba, haussa ou igbo (línguas faladas lá). Dado o recado, vamos ao prato do dia.
Na Poi é um disco com duas faixas apenas. No lado A do LP fica a faixa título. Como tudo indica (prestem atenção ao que Fela diz no início da música), poi significa "sexo", "transa", e na é o correspondente ao verbo ser mais o sujeito, no pidgin english falado por Kuti. Isso mesmo, mizufios, Na Poi significa "É transa"! Olhem a capa. Aôoo, trem bão! O rapaz, então, leva a moça pra casa, eles se trancafiam no quarto e depois, só felicidade! (Se bem me lembro, era assim mesmo, hehe...). A música, então, se propõe a descrever esse momento sublime. É uma quebradeira, uma variação de posições (dos instrumentos), algumas falas no meio (é bom, né?), solos de metais e de bateria, variação na velocidade e na intensidade da coisa; pausa pra descanso e depois tudo de novo! Tudo muito suingado, ritmado. Bom, viu? Só que, como ninguém é de ferro, depois de 25 minutos e 17 segundos, a coisa termina: aaaaaaaaaaaah!!! O lado B vem recheado com a faixa You No Go Die Unless You Wan Die. De cara, Fela Kuti ensina: "Você não vai morrer, a não ser que você queira morrer; mas se você quiser mesmo morrer, você VAI morrer!". Verdadeiro como a grande maioria dos provérbios africanos; intenso como a realidade daquele continente. Pra manter a linha do discurso inicial, a música vem quente, com baixo e bateria graves e redondos; shekere e cowbell chacoalhando e tilintando o tempo todo - eu não canso de ouvir essa cozinha! A parede metálica vem, como sempre, afinada e cortante, respondendo à cozinha e ao frontman e, em certos momentos, falando sozinha. Das músicas desse menino que vovó já ouviu, essa é a que tem a guitarra mais funky. Aliás, essa é uma das composições mais funky de Fela. Coisa linda, mizunfios! Ó, o disco aí. Braço nocês e axé pra todos!


Tracklist:
01- Na Poi
02- You No Go Die Unless You Wan Die

* Foi assim que comecei a postar discos de mesmo artista juntos
** Presidente da Nigéria
 
Download

Nenhum comentário: