domingo, 4 de julho de 2010

Pata de Elefante - Na Cidade (2010)

MySpace

Nascida em 2002, A Pata de Elefante foi uma das primeiras bandas da nova geração a apostar no Rock Instrumental, antes da febre que tomou conta da cena indie brasileira. No entanto, desde o último disco, "Um Olho No Fósforo, Outro Na Fagulha" de 2007, o trio já mostrava que podia sobrepor a barreira que aparamentemente impunham, do rock cru, com guitarras recheadas de Fuzz de Silício, a dita patada que o nome promete. O aparecimento de outros instrumentos nas gravações e a construção de melodias cantaroláveis, romperam com esse estigma e permitiram ao público uma imersão maior no universo que os dois últimos discos construiram. "Na Cidade" é a confirmação disso. Como o título afirma , trata-se de um disco urbano, e, se o anterior ainda trazia grande carga de folk e country rock, agora esses estilos se cruzam com outros ainda inexplorados pela banda. Enquanto "Squirt Surf", segunda música da bolacha, traz uma aura forte da Surf Music, com cara de trilha sonora de filmes dos anos 60, "Pesadelo nos bambus" e "À Luz de Velas" têm grande influência da música latina. Mas talvez a mais surpreendente do disco, seja "Vazio na Cerveja". Durante toda a música, uma cuíca se mistura à guitarra levemente distorcida e o suave toque do orgão hammond num samba-rock peculiar. Quem diria que os caras fariam isso oito anos depois?
Ainda há pedradas, como "Sai da frente", que mantém a moldura original do trio, mas quando nos deparamos com sons do naipe de "Arthur" e "Um Pouco Antes De Dormir", percebemos que há realmente algo novo por aqui. Rock pra assobiar e te acompanhar por esses dias vindouros entre as linhas da metrópole. Ainda assim, com cara de Pata de Elefante.

Tracklist:

01 - Diga-me Com Quem Andas E Te Direi Se Te Acompanho
02 - Squirt-surf
03 - Grandona
04 - Um Pouco Antes De Dormir
05 - Pesadelo Nos Bambus
06 - Sai Da Frente
07 - De Volta Pela Manhã
08 - Psicopata
09 - Vazio Na Cerveja
10 - Arthur
11 - A Luz de Velas
12 - Reforma Do Banheiro
13 - Grande Noite


Se você quiser ajudar os músicos, pode baixar o disco no site da Trama Virtual, clicando aqui. Trata-se de um serviço da gravadora, que oferece um álbum virtual para o ouvinte. Outros músicos como Guizado e o Móveis Coloniais de Acaju já tinham lançado o material dessa forma.

O tráfico(i)legaldemúsica também alojou o disco no media fire. Como de praxe, é só clicar na capa e mandar ver.


Aqui, a terceira música do disco, Grandona, sendo executada no program Radar, em janeiro desse ano:

Nenhum comentário: