segunda-feira, 26 de abril de 2010

Programa Expedições - Tv Brasil

Recomendo:

Terça, dia 27/04, às 20h

Rio Amazonas está modificando território brasileiro

O Expedições desta terça (27) mostra como o rio Amazonas está modificando a extensão do território nacional. A dinâmica de suas águas e o grande volume de sedimentos vêm provocando um aumento do território brasileiro em até um quilômetro por ano no litoral do Amapá.

A jornalista Paula Saldanha e o biólogo Roberto Werneck exploram a região para além do Cabo Orange, que marca o extremo norte do litoral brasileiro, e documentam como o rio está redesenhando a geografia do país.

O rio Amazonas despeja seis trilhões de metros cúbicos de água por ano no Oceano Atlântico. Junto com a água, o rio deposita lama, areia e matéria orgânica, que são lançadas até 300 quilômetros mar adentro. Os sedimentos são tantos que chegam a formar diversas ilhas no Arquipélago de Bailique (AP). Uma delas é Ilha de Marajó, que tem extensão maior do que a Suíça.

Todos esses sedimentos são depositados no mar e no continente com uma velocidade surpreendente, como explica o geólogo marinho, Prof. Alberto Figueiredo, que concedeu entrevista exclusiva ao programa. “A foz do Amazonas é palco de encontro de gigantes. São três fenômenos - o gigante do rio, o gigante das marés e o gigante da corrente norte brasileira proveniente do Atlântico. Com isso, ali se pode verificar fenômenos de sedimentação em poucos dias ou poucas horas”, revela.

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Paulo Martini, também é um dos entrevistados do programa e afirma: “da nascente à foz, a dinâmica do rio faz com que ele seja uma máquina de criação de biodiversidade”.

Nenhum comentário: